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Sua relação com existências passadas.
Esquecimento do Passado.
Recordação de fatos que demonstram a personalidade congênita.
O que sempre me maravilhou com o aprendizado doutrinário Espirita é o fato do livre pensar , fato que capacita a todos se assim tiverem objetivo de estudo a buscar fatos nas obras de Kardec que possibilitem um entendimento amplo sem dogmas estabelecidos pela individualidade regido por crenças arraigadas no recôndito da alma.
O proposito deste estudo é traçar um paralelo entre as obras básicas do Espiritismo demonstrando sem proselitismo a proposta fundamental de Kardec em esclarecer atendendo as mais variadas possibilidades de interação entre os dois planos.
Segundo ( O Livro dos Espíritos,Kardec,1857)
Questão 308. O Espírito se recorda de todas as existências que precederam a que acaba de ter?
“Todo o seu passado se lhe desdobra à vista, quais a um viajor os trechos do caminho que percorreu. Mas, como já dissemos, não se recorda, de modo absoluto, de todos os seus atos.Lembra-se destes conformemente à influência que tiveram na criação do seu estado atual. Quanto às primeiras existências, as que se podem considerar como a infância do Espírito, essas se perdem no vago e desaparecem na noite do esquecimento.”
Essa questão é muito interessante pelo aspecto que normalmente se aborda o passado sendo a abordagem a de um passado distante ,aquele ,que ``gostaríamos´´ de relembrar imediatamente ,mas que não ocorre desta forma segundo a perturbação ao qual o espirito é lançado no momento de seu desenlace ( morte do corpo ),perturbação que varia muito segundo informações contidas em (O Céu e o Inferno, Kardec,1865) ...A punição mais imediata, sobretudo entre os que se acham ligados à vida material em detrimento do progresso espiritual, faz-se sentir pela lentidão do desprendimento da alma; nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida, na conseqüente perturbação que pode dilatar-se por meses e anos.Naqueles que, ao contrário, têm pura a consciência e na vida material já se acham identificados com a vida espiritual, o trespasse é rápido, sem abalos, quase nula a turbação de um pacífico despertar.
Baseado neste fato ``perturbação´´ podemos explorar um pouco mais as questões do monoideísmo, causador primário da maioria dos sofrimentos humanos seja enquanto encarnados ou desencarnados pelo qual a irascibilidade,o medo,a culpa em geral acarreta danos carregados durante seculos ,Kardec para não nos deixar duvidas indaga na seguinte questão em (O Livro dos espíritos,Kardec,1857)
312. E a lembrança dos sofrimentos por que passaram na última existência corporal, os Espíritos a conservam?
Essa questão é muito interessante pelo aspecto que normalmente se aborda o passado sendo a abordagem a de um passado distante ,aquele ,que ``gostaríamos´´ de relembrar imediatamente ,mas que não ocorre desta forma segundo a perturbação ao qual o espirito é lançado no momento de seu desenlace ( morte do corpo ),perturbação que varia muito segundo informações contidas em (O Céu e o Inferno, Kardec,1865) ...A punição mais imediata, sobretudo entre os que se acham ligados à vida material em detrimento do progresso espiritual, faz-se sentir pela lentidão do desprendimento da alma; nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida, na conseqüente perturbação que pode dilatar-se por meses e anos.Naqueles que, ao contrário, têm pura a consciência e na vida material já se acham identificados com a vida espiritual, o trespasse é rápido, sem abalos, quase nula a turbação de um pacífico despertar.
Baseado neste fato ``perturbação´´ podemos explorar um pouco mais as questões do monoideísmo, causador primário da maioria dos sofrimentos humanos seja enquanto encarnados ou desencarnados pelo qual a irascibilidade,o medo,a culpa em geral acarreta danos carregados durante seculos ,Kardec para não nos deixar duvidas indaga na seguinte questão em (O Livro dos espíritos,Kardec,1857)
312. E a lembrança dos sofrimentos por que passaram na última existência corporal, os Espíritos a conservam?
“Frequentemente assim acontece e essa lembrança lhes faz compreender melhor o valor da felicidade de que podem gozar como Espíritos.”
Não da para definir um percentual desta lucidez , porem o que vemos na pratica mediúnica são espíritos a muito tempo perturbados conforme suas dependências psíquicas, esse aspecto das reuniões é devido ao condicionamento `` religioso ´´imposto pelos órgãos federativos baseados em psicografia do médium Chico Xavier ,pelo espirito André Luis em 1964 ,com o livro Desobsessão, criando assim uma pseudo norma em detrimento de O Livro dos Médiuns que é muito abrangente quanto a forma de se posicionar no intercâmbio mediúnico.Voltando aos fatos percebemos o quanto é abrangente determinadas questões se não forem tratadas ao pé da letra,assim temos que `` a lembrança dos sofrimentos que passaram na ultima existência é RELATIVA AO DESPRENDIMENTO DAS NECESSIDADES MATERIAIS e principalmente aquelas embutidas na memoria integral do espirito.
Nos reportando ao Evangelho Segundo o Espiritismo , Esquecimento do Passado ,item 11 temos o seguinte esclarecimento : Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se ,se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção....
Interessante lembrar que identificar as tais más tendências é tarefa muito difícil por si mesmo pois elas refletem um tempo muito ,mas muito grande do qual vivenciamos situações repetitivas devido a nossa personalidade inata ,dai quando em desespero nos tornamos vitimizados inconscientemente de pessoas até com boa fé que desejam nos guiar pela senda sinuosa de nossas vidas.
Nos reportando ao Evangelho Segundo o Espiritismo , Esquecimento do Passado ,item 11 temos o seguinte esclarecimento : Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se ,se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção....
Interessante lembrar que identificar as tais más tendências é tarefa muito difícil por si mesmo pois elas refletem um tempo muito ,mas muito grande do qual vivenciamos situações repetitivas devido a nossa personalidade inata ,dai quando em desespero nos tornamos vitimizados inconscientemente de pessoas até com boa fé que desejam nos guiar pela senda sinuosa de nossas vidas.
Na sequencia ``Aliás, o esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea. Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado E não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que jamais a perde,pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado,adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade,o Espírito tem consciência de seus atos anteriores;sabe por que sofre e que sofre com justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de relação. Mas, na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e prejudicá-lo nas suas relações sociais,forças novas haure ele nesses instantes de emancipação da alma, se os sabe aproveitar. ´´
É importante lembrar que basta o entorpecimento dos sentidos para que ocorra um estado de emancipação da consciência isso é devidamente comprovado com os médiuns sonambúlicos em uma variada escala de sensibilidade.
É importante lembrar que basta o entorpecimento dos sentidos para que ocorra um estado de emancipação da consciência isso é devidamente comprovado com os médiuns sonambúlicos em uma variada escala de sensibilidade.
407. É necessário o sono completo para a emancipação do Espírito?
“Não; basta que os sentidos entrem em torpor para que o Espírito recobre a sua liberdade. Para se emancipar,ele se aproveita de todos os instantes de trégua que o corpo lhe concede. Desde que haja prostração das forças vitais, o Espírito se desprende, tornando-se tanto mais livre,quanto mais fraco for o corpo.”
Esse entorpecimento ou prostração das forças vitais podem ser expontaneas ou induzidas conforme a necessidade ,no caso de induzidos podemos observar em reuniões mediúnicas seja para comunicações gerais como para atividades de cura onde o médium se põe em estado alterado da consciência pela concentração e sua objetividade,como também nas experiências com magnetizações e as observações da parapsicologia.A emancipação da alma se verifica às vezes no estado de vigília e produz o fenômeno conhecido pelo nome de segunda vista ou dupla vista, que é a faculdade graças à qual quem a possui vê, ouve e sente além dos limites dos sentidos humanos.(RESUMO TEÓRICO DO SONAMBULISMO,DO ÊXTASE E DA DUPLA VISTA)
Dado todos aspectos possíveis de comparação e ainda outros que poderão ser acrescentados concluo que ,dentro do campo doutrinário em Espiritismo e sua prática ainda temos muito a desenvolver sempre com coerência e responsabilidade.Algumas abordagens da terapêutica Espirita são dogmatizadas apesar de amplamente declarado a inexistência de dogmas na Doutrina ( com exceção é claro do dogma da reencarnação ,pilar de sustentação da Doutrina Espirita ) fato que concordo com a unica ressalva que alguns dogmas continuam sendo impostos como protecionismo daquilo que se acredita ou detém como crença irrevogável.Um bom exemplo disso é o combate sobre a desnecessidade de reconhecer no passado ou outras existências corpóreas pontos importantes sobre nossa personalidade , não digo aqui sobre quem ou o que fomos no pretérito mas sobre personalidade apenas, fácil se apoiar na questão de se avaliar intimamente e identificar os próprios defeitos a serem sanados sem interagir com cenas do passado difícil é aceita-los e modificar o pensamento e os atos quando colocados em evidência ou provados no dia a dia,nos reportando aos mediúnicos temos exemplos claros de que espíritos quando convidados a observar seus defeitos ou atos nunca o reconhecem apenas por analise e sim por anamnese da memoria integral do espirito entorpecido.
_______________________________________________________Continuação 1
Ainda sobre a abordagem sobre recordações de vidas corpóreas temos em (O problema do ser do destino e da dor,Leon Dennis,1° edição,copyright 1919 , Federação Espirita Brasileira)
Para recordar, portanto, a primeira das condições é querer. Aí está a razão por que muitos Espíritos, mesmo na vida do Espaço, sob o domínio de certos preconceitos dogmáticos, desprezam toda investigação e conservam-se ignorantes do passado que neles dorme. Nesse meio, como entre nós, no decurso da experimentação, é necessária uma sugestão. Essa lei da sugestão, vemo-la manifestar-se em toda a parte, debaixo de mil formas; nós mesmos, a cada instante do dia, estamos sujeitos à sua ação. Eleva-se, por exemplo, perto de nós um canto, ressoa uma palavra, um nome, fere-nos a vista uma imagem e, de repente, graças à associação de ideias, desenrola-se em nosso espírito um encadeamento completo de recordações confusas, quase esquecidas, dissimuladas nas camadas profundas da nossa consciência.
acompanhem e deem suas sugestões..
_______________________________________________________Continuação 1
Ainda sobre a abordagem sobre recordações de vidas corpóreas temos em (O problema do ser do destino e da dor,Leon Dennis,1° edição,copyright 1919 , Federação Espirita Brasileira)
Para recordar, portanto, a primeira das condições é querer. Aí está a razão por que muitos Espíritos, mesmo na vida do Espaço, sob o domínio de certos preconceitos dogmáticos, desprezam toda investigação e conservam-se ignorantes do passado que neles dorme. Nesse meio, como entre nós, no decurso da experimentação, é necessária uma sugestão. Essa lei da sugestão, vemo-la manifestar-se em toda a parte, debaixo de mil formas; nós mesmos, a cada instante do dia, estamos sujeitos à sua ação. Eleva-se, por exemplo, perto de nós um canto, ressoa uma palavra, um nome, fere-nos a vista uma imagem e, de repente, graças à associação de ideias, desenrola-se em nosso espírito um encadeamento completo de recordações confusas, quase esquecidas, dissimuladas nas camadas profundas da nossa consciência.
acompanhem e deem suas sugestões..
2 comentários:
Anselmo, não entendi o final, qual a discordância entre Kardec e André Luiz ?
Obrigado por seu comentário.
Veja bem anonimo,não desejo criar polêmicas , mas para começar a atender sua pergunta tenho que recorrer a uma lembrança fundamental da qual é claro que livros Espiritas são aqueles escritos e organizados por KARDEC, na sequencia temos livros de cunho cientifico de variados autores que se utilizaram largamente da mediunidade para testes e comprovações,então na minha opinião que não é a absoluta ,qualquer livro que tenha vindo posteriormente a KARDEC e não possuir um cunho cientifico é ESPIRITUALISTA , então neste caso não há discordância com KARDEC.
Obs : Seria bacana que se utiliza-se o nome ,pois manterei a comunidade aberta para comentários e acredito que todos leitores também gostariam de saber quem é quem.
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