Web Analytics

20/10/2012

Pontos de Vista dos baluartes da Doutrina Espirita, sobre retro e pré cognição, a realidade sobre Regressão de Memória e seu tabu Filosofico-Religioso.

                    Sempre que resolvemos estudar ou escrever sobre um determinado assunto é por que em algum momento nos sentimos provocados e essa provocação é em sentido geral ``ao menos para mim´´ um excelente ponto de partida para o auto conhecimento e aprofundamento doutrinário como Espirita, à alguns meses atrás ouvi uma palestra ao qual se referia total e negativamente sobre a terapia de regressão em casas espiritas, infelizmente muito do que foi falado não havia fonte especifica ``frases ou ideias apresentadas como sendo ponto final ao assunto ditas por espíritos, áudio de gravação do Programa Transição cortado em ponto especifico´´, que foram citados e apresentados não ultrapassou a informação dos seus autores e no máximo conseguiu escandalizar ao invés de informar pois a informação nunca deve ser tendenciosa deve no mínimo demonstrar os mais variados ângulos de apresentação para tentar a partir dai enfatizar seu ponto de vista mesmo sendo ele , filosófico, religiosos ou cético dogmático. Ou seja não dá o direito a outras pessoas de lerem e analisarem o contexto geral sobre a ótica ou perspectiva que foram escritos, pois em determinados casos não à o interesse na informação elucidativa mas sim o posicionamento do detrator preguiçoso que não faz referencias ao menos corretas da Doutrina Espirita, pois quando buscamos estudar as obras básicas encontramos perguntas e respostas espaçadas por todo seu conteúdo, entendam desta forma que Kardec não estipulou uma ordem tanto de assuntos como cronológica num só de seus volumes que caracterizam a Doutrina Espirita. Não sejamos nós outros pretensiosos de bater o martelo finalizando ou excluindo um assunto, pois estou ``Espirita´´ à 9 (nove) anos e a cada leitura a cada busca me maravilho com o que encontro nas obras da Codificação aliados a Revista Espirita.
                    Esse é um texto que como outro irá permanecer em andamento durante um bom tempo, fruto de pesquisas, paciência e reconstrução de ideias donde meus paradigmas implantados vão aos poucos se reestruturando ou se convencendo da desnecessidade de olhar com outros olhos, mais ou menos como atribuem a Jesus `` quem tem olhos de ver que veja, e a quem tem ouvidos de ouvir que ouçam´´.

                   Apresentamos como inicio de estudo esse video de Divaldo esse video foi postado no You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=ee3LDGpf3Hw), em janeiro de 2009.



                    No video Divaldo P. Franco faz alusão as rememorações ainda desta existência de traumas infantis ou conflitos diversos  aos quais afloram transtornos psicológicos de agressividade entre outros desatinos morais, reitera o beneficio do esquecimento principalmente sobre a não lembrança de pessoas envolvidas em dramas anteriores e que nesta vida estejam em processo de reconciliação reencarnatória, interessante ressaltar que usa-se o termo ``sutil e não absoluta´´ para se designar o esquecimento do passado através da reencarnação, um ponto positivo é que deixa claro não ser a Regressão de Memória uma PANACEIA ``s.f. Remédio pretensamente eficaz na cura de todos os males.´´ conforme (http://www.dicio.com.br/panaceia/) consulta em 22/10/2012.
                    Quando se fala em psicoterapia efetivamente feita por psicólogos como é proposto, refere-se a ``possibilidades´´, pois a psicologia também não se trata de uma panaceia como bem entendo devido ser as interpretações feitas de modo quantitativo dentre os testes aplicados, sendo quantitativos existe a possibilidade de enquadramento dese ou de outro aspecto psicológico, mas entendemos como reencarnacionistas que este aspecto psicológico é fator repetitivo intrínseco do ser humano devido as tendencias inatas que o acompanham, desta forma a cura só pode ocorrer se houver definitivamente a vontade do paciente, ou seja houver junto a compreensão do mal que esse comportamento exerce sobre si.
                    Mais adiante refere-se a José Maria Colavida, Albert de Rochas, como referenciais do estudo e prática da regressão de memoria e enfatiza que a TVP exercida por um bom psicoterapeuta leva o individuo ao cerne do problema em seu passado. como sempre nem mesmo os grande nomes escapam a prevaricação da informação pela metade, talvez um ``Q´´ de protecionismo da imagem apenas pois a doutrina espirita é mais ampla neste aspecto. O que desejo com essa analise é apenas levar a informação ao menos um pouco mais detalhada e a esse respeito direciono um link já bem esclarecedor do assunto ``http://espiritismopratico.blogspot.com.br/p/o-problema-da-legislacao-as-abordagens.html´´

                    A Hipnose Ericksoniana também é conhecida por Hipnose Moderna, pelo motivo de utilização do método conversacional ou simplesmente o uso coloquial das palavras. Em uma conversa tradicional ou em uma contação de histórias a pessoa é levada a um estado alterado de consciência, facilitando o entendimento, processamento e interação inconsciente.

                    Em que problemas emocionais ou físicos a hipnose pode ser usada?

                    Na Psicologia: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.

                     Somente por esse quadro de aplicações não haveria mais traumas na humanidade e pessoas sendo tratadas por 10 anos ou mais como alguns casos de meu próprio conhecimento.Como o assunto é vasto deixemos cada coisa no seu momento.

                     Como foi mencionado ``O Kardec Espanhol´´, José Maria Colavida e o Cel. Albert de Rochas vamos a eles:

                                                  José Maria Fernandes Colavida
Pioneiro do Espiritismo espanhol, José Maria Fernandes Colavida nasceu em Tortosa, província de Tarragona, em 19 de março de 1819. Depois de lutar em guerras na  Espanha e morar na França, Colavida regressou a Barcelona, onde conheceu a Doutrina Espírita através da versão original de O Livro dos Espíritos, em 1860. A impressão que lhe causou a leitura do livro foi grande e, de imediato, começou sua tradução para o espanhol, que viria à luz em 1861. O autor se tornou assim o primeiro tradutor das obras de Kardec para a língua espanhola. Em 1869 fundou a Revista de Estudos Psicológicos, da qual foi diretor e redator durante 20 anos. Criou a “Sociedade Barcelonesa propagadora del Espiritismo” e estabeleceu na capital de Cataluña, a primeira Livraria Espírita da região. Os estudos e práticas de Colavida são bastante reconhecidos nos campos de hipnotismo e magnetismo. O autor desencarnou em Barcelona, em 11 de dezembro de 1888
Albert de Rochas
Eugène Auguste Albert de Rochas nasceu em 20 de maio de 1837. Foi engenheiro, coronel do Exército e administrador da Escola Politécnica de Paris. Estudante da polaridade, contribuiu para a classificação atual das fases do sonambulismo, além de observar metodicamente os fenômenos espíritas, pesquisar a exteriorização da sensibilidade e mostrar o mecanismo do desdobramento físico. Foi um dos sábios a quem o Espiritismo e o magnetismo contemporâneo mais devem. Por meio de passes longitudinais, aplicados em alguns sensitivos, conseguia provocar a regressão da memória, fazendo com que eles se lembrassem, com precisão, de fatos ocorridos em várias encarnações passadas. Entre suas obras estão A Levitação, apresentada em 1889 ao Congresso Espiritualista de Londres; e Os Limites da Física, apresentada no Congresso Internacional da História das Ciências em 1900. Outras obras importantes de sua autoria são A Exteriorização da Sensibilidade, A Exteriorização da Motricidade, Os Sentimentos, a Música e o Gesto e As Vidas Sucessivas. Adepto convicto da ideia de que o homem poderia e deveria, pelo estudo e as investigações científicas, aproximar-se de Deus e confiar na vida futura, Albert de Rochas desencarnou em 2 de setembro de 1914.
                   Fato interessante e não menos importante é lembrar que a Doutrina Espirita não é uma religião, possui sim o aspecto cristão em si pelo compromisso de reforma moral e a principal base é sem duvidas até pela época em que foi desenvolvida o Cristo. Uma jogada bem pensada de Kardec? Orientações Espirituais? Esse é um ponto que não vale a pena desenvolver pelo seu aspecto intimo.
                  A grande pergunta é por que insistentemente foge-se a observação atenta da Regressão de Memoria como uma das terapêuticas Espiritas, sendo que aliada a rememoração tem o Espirita em suas mãos uma ferramenta fantástica quando usada responsavelmente de auxilio a diversas psicopatologias que invariavelmente migram para o físico? Falta comprovação cientifica? O movimento espirita desacredita em experiencias quantitativas do meio acadêmico? Ou o descredito recai sobre a personalidade do pesquisador?
                   Vejamos a esse respeito o que nos fala Herculano Pires ``Quando a Academia de França reconheceu a realidade do magnetismo e seu interesse científico, mas mudando-lhe o nome para hipnotismo, Kardec escreveu um artigo sobre o fato na Revista Espírita, lembrando que o magnetismo cansara de bater à porta da Academia, sendo sempre enxotado. Por fim resolvera
mudar de nome e entrar na casa pela porta dos fundos, sendo então recebido e aclamado pelos cientistas´´. Kardec ( 1858 apud Pires, Herculano, 2005, Ciência Espirita e suas implicações Terapêuticas, pag. 38).
                    A essa rememoração de Herculano Pires segue-se a despretensiosa entrada do Espiritismo no meio acadêmico pela Parapsicologia conforme segue ``O mesmo acontece agora com o Espiritismo, que, sendo batizado na universidade de Duke com o nome de Parapsicologia, teve entrada franca e entusiástica na URSS e no Vaticano. Na verdade, a Parapsicologia, com roupa nova, linguagem grega e seguindo as pegadas de Kardec, para atingir os seus mesmos objetivos, nada ofereceu de novo ao mundo atual além de sua roupagem tecnológica. Prestou, assim mesmo, um grande serviço ao mundo materialão, conseguindo despertar-lhe o interesse pelos problemas espirituais´´. Pires, Herculano (2005, Ciência Espirita e suas implicações Terapêuticas, pag. 38).
                  Vejam bem essa é a base que possuímos como cientificistas do Espiritismo, Kardec sempre lutou pela ciência e assim incentivou seus futuros continuadores e infelizmente não teve a mesma oportunidade em vida que presenciaram alguns magnetizadores, talvez essa seja realmente a proposta daqueles que buscam o esclarecimento, todo as as filosofias doutrinas ou religiões, lutaram e ainda lutam ferozmente através de seus adeptos no mais primitivo instinto de sobrevivência que quando não encontra mais respaldo no seu próprio meio queda cansado e resignado diante das comprovações metódicas.
                     Em 1963 José Herculano Pires cria o 1° curso de introdução a Parapsicologia, junto com o Instituto Paulista de Parapsicologia.
                    A esse respeito  trata com maior propriedade em seu livro ``Parapsicologia Hoje e Amanhã´´, ao qual estarei transcrevendo algumas partes pequenas para não tornar a leitura honorosa.
                    Em 1930 é criado o primeiro laboratório de Parapsicologia no mundo na Duke University, sendo seu primeiro direto o Prof. Joseph Banks Rhine. Em 1940 como declara Rhine:``A clarividência estava firmemente comprovada´´.
                   A ciência ratificava o conhecimento vulgar do passado, do mais remoto passado humano. O homem pode perceber por outra via que não a dos sentidos físicos. E o mais importante é que pode ``adquirir conhecimentos verdadeiros sobre a matéria por vias não materiais.´´
                    Até o momento creio que os amigos não encontraram nada de espetacular sendo espiritas, mas fora do meio espirita/espiritualista esse tipo de constatação foi de suma importância pois de certa forma quebrava paradigmas científicos e com o passar do tempo, tempo este que ainda não vivenciamos, a ciência abrirá seu campo ainda fechado a abstração do SER espiritual que somos todos.
                    Depois, as grandes experiências de telepatia à distância provaram que essa forma de percepção não estava condicionada pelo espaço. E depois, ainda, as provas de precognição e retrocognição, surgidas espontaneamente no desenvolvimento das experiências, provaram uma coisa ainda mais espantosa, ou seja: que essa percepção não estava sujeita ao condicionamento do tempo.
O homem pode perceber o que acontece não apenas no presente, o que existe não somente no "aqui" e no "agora" existenciais, mas também as coisas e os fatos do futuro e do passado. A adivinhação e a profecia estavam provadas cientificamente.
Esse destaque a retro e precognição é importante pois alguns mais apressados correram a dizer ``ta vendo Espontaneamente´´, o que não é de toda verdade pois como citado anteriormente Albert de Rochas e José Colavida já haviam encetado tais estudos.
                    Através destas pesquisas ``quantitativas´´ a Parapsicologia passa por um período delicado como sempre pelos mesmos problemas pois a maioria dos convidados da academia de Psicologia e área medica opinaram serem desfavoráveis ou ser uma ilusão e como sempre prevaricando o método cientifico pois não se deram ao trabalho de sequer ler na integra todos os artigos pesquisados, como sempre só os teimosos continuam a duvidar do que não examinaram.
                    No cap. O Domínio do Tempo, Herculano nos informa, ``Os problemas implícitos na verificação de Pcg e Reg são numerosos, pois a constatação dessa possibilidade humana de dominar o tempo traz implicações filosóficas e religiosas. Embora a profecia tivesse existido sempre, a verdade é que ela foi encarada, no passado, com uma atitude teológica de aceitação reverente do fato como uma' graça. A constatação científica do fato modifica por completo essa situação. Não se trata mais de uma graça, mas de uma faculdade humana, suscetível de experimentação e controle científico. Uma faculdade normal de que todos podem dispor, em menor ou maior grau, pois nós todos a usamos frequentemente sem disso nos apercebermos´´
                  Segundo Herculano muitos são os problemas com relação a retro e pre cognição, principalmente por que enfrenta o dogmatismo das doutrinas filosóficas,religiosas e cientificas.
                   Em se tratando de dogmatismo religioso encontramos o conceito teológico da graça, onde tudo ocorre apenas por revelação, em contraponto a ideia da graça recebida, e adentrando o campo doutrinário Espirita, entendo que nós como sendo o acumulo de experiências bem e mal sucedidas tanto acessamos o passado para mantenimento das sensações viciosas seja por satisfação ou pela culpa, como também podemos optar pela resolução dos problemas de gênero de personalidade e com isso ter um melhor norteamento na atual existência.
                   Para finalizar a abordagem, Herculano nos diz, ``Os domínios da parapsicologia são um enclave no vasto império do Espiritismo´´ , sugiro a leitura do livro em questão.







                   Herminio C. Miranda em ``A Memória e o Tempo´´, relata boa parte de suas experiencias com regressão de memoria a sustentando doutrinariamente nos diversos aspectos que envolvem reencarnação, sonambulismo natural, estudos de retro e pre cognição, escritor do mais auto grau de didatismo, autor de mais de 40 livros com base em pesquisas, traduções, de pesquisadores cientificistas voltados a comprovação dos fatos envolvendo a comprovação da reencarnação, responsabilidade por atos praticados no passado, existência do espirito, existência de um corpo energético, preexistência do espirito à sua vida na carne, sua permanência em algum tempo numa dimensão que escapa aos sentidos habituais, a esse respeito Hermínio C. Miranda em ( 2)Regressão da Memória - definição e conceitos básicos, pag. 13, A Memoria e o Tempo), sempre voltado a abertura da mente retrata em síntese o pensamento de Kardec ao dizer, ``Com todo respeito ao eventual cientista ou pensador agnóstico que me ler, devo lembrar de inicio que a aceitação ou rejeição dos fatos não lhes altera a essência e validade.´´ , não podemos esquecer que sua contribuição ao espiritismo como historicista é de imensa vália, pois além dos aspectos abordados em relação a rememoração do gênero de vida de seus sujects ``voluntários´´, nos brindou também com livros de referencia doutrinária como por exemplo ``Diálogo com as Sombras´´  e ``Os Cátaros e a Heresia Católica´´ históricidade dos possiveis iniciadores do Espiritismo.
                    Em certas condições de estado alterado de consciência todos podemos andar na linha denominada ``flecha do tempo´´ pelo autor, sempre pautado nas evidências acumulativas da pesquisa, enfim um livro de excelência intelectual e prática para utilização comprobatórias.
                   No item II- A dinâmica pag. 59, refere-se a `` Lembrar o Passado´´, analisemos o assunto junto ao Evangelho, partindo da premissa que as revelações do passado ou futura são ``Quase sempre espontâneas´´ conforme Kardec, eis a grande polêmica gerida no meio espirita, segundo o autor as lembranças do passado nos trazem que, ``Remexendo tais arquivos, a criatura tinha condições de conhecer-se mais intimamente, identificando pontos fracos a eliminar, imperfeições a reajustar, erros a corrigir, bem como possibilidades a desenvolver e potencialidades a expandir. A regressão propiciava ao paciente não apenas a visão global do seu ser, como a conscientização de seu programa de trabalho para a existência atual. Ele ficava sabendo para que viera de volta a carne, com que objetivos, junto de que amigos ou adversários e até mesmo habilitado a entrever dificuldades maiores e riscos em potencial. O trabalho lhe proporcionava, portanto, condições muito mais nítidas e amplas de exito, o que, correspondentemente, lhe trazia considerável acréscimo de responsabilidades, dado que, como ficou claramente explicado no preceito evangélico, muito será pedido a quem muito foi concedido.´´, entre outros tantos esclarecimentos fora do dogmatismo humano.
                    Sugerimos também o livro Alquimia da Mente do mesmo autor, para enfim estabelecermos o mínimo necessário estabelecido por Kardec ``Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias.Allan Kardec, Introdução ao Estudo da Doutrina Espirita.´´


                                                          Biografia de Hermínio

                    Formou-se em ciências contábeis, tendo trabalhado na Companhia Siderúrgica Nacional até se aposentar.
                    Autor de cerca de 40 livros, dentre eles, diversos clássicos da literatura espírita, como Diálogo com as sombras, Diversidade dos carismas e Nossos filhos são espíritos.
                    Na pesquisa psíquica, além de autor de diversas obras é ainda magnetizador. Dialogando por décadas com espíritos, as suas obras relatam vivências, fatos e fenômenos reais.
                    Nesse leque de habilidades, Hermínio acrescenta a de tradutor. Em O mistério de Edwin Drood, de Charles Dickens, a sua tradução valoriza o original. Todavia, a rica construção literária de A história triste, de Patience Worth – cujo enigma investigou –, talvez seja sua mais primorosa tradução.
                    O seu primeiro livro, Diálogo com as Sombras, foi publicado em 1976. Os seus direitos autorais foram sempre cedidos a instituições filantrópicas
___________________________________________________________________________________


Lamartine Palhano Jr.


 `` O principal objetivo não foi simplesmente satisfazer a curiosidade sobre vidas passadas ou futuras, mas procurar as causas principais dos dolorosos resgates da percipiente, e buscar os destinos de uma alma em transito sobre a Terra, numa tentativa de desvendar os mecanismos da lei da causa e efeito e sua ação sobre o nosso aprendizado espiritual.´´ ( Viagens Psíquicas no Tempo, pag. 23 )


                     Na pesquisa Lamartine da (entre outros testes) abertura à Regressão Terapêutica, os objetivos são identificar no passado traumas  que eclodem no presente em formas diversas, sejam emocionais, físicos que de alguma forma estejam atrapalhando a atual encarnação, através da compreensão dos fatos, os percipientes desligam-se física ou emocionalmente do problema quando assim deseja e reconhece a urgência da modificação. Utiliza-se da regressão e progressão de memoria, um como meio arqueológico histórico e outro como possibilidades de conscientização do ser humano. A esse respeito diz Lamartine `` A regressão de memoria pode apresentar nuanças interessantes, desde que realizada com fins científico ou terapêutico.  Nossos experimentos abrangeram as duas questões e obtivemos êxito nas duas...´´ ( Cometários finais, pag. 167). Conforme as experimentações de Lamartine o percipiente ao acessar suas desditas, das causas que a faziam sofrer hoje, seria como um médico lancetando um furúnculo psíquico, como se houvesse um transe catártico, jogando para fora de si situações de culpa que estavam fixadas, presas em seu psiquismo e nesse ponto as os sofrimentos tendem a cessar.

                                                       Biografia de Palhano
                    Lamartine Palhano Júnior foi um dos brilhantes pesquisadores do espiritismo no Brasil. Ele é natural de Coronel Fabriciano, MG, mas ainda criança mudou-se para Vitória, ES. Na juventude, adotou o espiritismo a partir de uma decisão consciente, nascida da reflexão e da convicção pessoal. Graduou-se em farmácia, realizou seu mestrado na área de bacteriologia e doutorou-se em ciências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
                    Como cientista, realizou pesquisas em diferentes áreas, entre as quais podemos destacar os seus estudos sobre a tuberculose. Como fruto dessas pesquisas publicou inúmeros artigos em revistas científicas internacionais e apresentou-se em alguns congressos internacionais. Lecionou microbiologia e patologia em Universidades do Estado do Espírito Santo.
                    Palhano foi ativo participante do movimento espírita, sendo inúmeras as instituições em que atuou, tanto em Vitória como em Niterói, cidade esta em que residiu durante seus cursos de mestrado e doutorado. Palhano deu inestimável contribuição em diversas áreas, inclusive na pesquisa científica de cunho espírita, com a publicação de livros, apresentação em palestras, cursos e treinamentos que realizava com grande frequência. Como pesquisador, fundou e dirigiu a FESPE (Fundação Espírito-Santense de Pesquisa Espírita) e o CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita de Vitória), instituições que se tornaram marco da pesquisa espírita no Brasil. A técnica desenvolvida por ele, denominada “varredura psíquica”, é conhecida e aplicada por diversos grupos mediúnicos.
                    É notável a versatilidade da sua produção editorial espírita. Escreveu inúmeros livros infantis, alguns na área da teologia espírita, diversas biografias de vultos espíritas (Palhano dava extrema importância à preservação da memória espírita, tendo, inclusive, apoiado e incentivado o trabalho de diversos pesquisadores nessa área). Publicou alguns ensaios de cunho doutrinário e obras que se destinavam à divulgação do espiritismo junto ao público em geral. Sua grande contribuição foi na área da pesquisa mediúnica, cujas obras são fruto das pesquisas realizadas inicialmente na Federação Espírita do Espírito Santo, posteriormente na Casa Espírita Cristã, em Vila Velha, e finalmente na FESPE e no CIPES.
                    O Grupo espírita Lamartine Palhano Júnior em Vitória, mais conhecido como Gelp, homenageia Palhano pelo legado deixado aos estudantes do espiritismo e principalmente aos estudantes da mediunidade. Os livros de Palhano nos motivam a continuar a pesquisa mediúnica em prol dos nossos semelhantes e na busca da melhora íntima.


Fonte: Palhano, Lamartine. Reuniões Mediúnicas pg. 185/188 – 2ª edição – Agosto de 2008 –Editora Lachântre Ltda.
___________________________________________________________________________________
 
               Gabriel Delanne, discípulo e continuador das obras de Kardec. Reencarnou em Paris, França, no dia 23 de Março de 1857.
       Engenheiro Eletricista (que hoje se denomina Eletrotécnico), formado pela Escola de Artes e Ofícios.
            Seu pai, Alexandre Delanne, foi contemporâneo e companheiro de Allan Kardec e, por ocasião da desencarnação deste, foi quem falou à beira do túmulo, em nome dos espíritas dos centros distantes.
             Alexandrina Delanne, sua mãe, segundo nos relata Canuto Abreu, foi uma das médiuns de Allan Kardec.
              Gabriel Delanne foi, pois, espírita "de berço". E se fez o mais destacado valor da parte experimental e uma das maiores figuras da História do Espiritismo, até os dias de hoje.


                     Nesse livro Gabriel Delanne trata da evolução do pensamento baseado nos arquivos perispirituais, indeléveis, na maior parte das analises, exemplifica como funciona a questão do aprendizado pautado nas percepções e sensações do Espirito e no discorrer da analise retrata o quanto é importante a ferramenta do esquecimento do passado mesmo numa única existência para que não ocorra conflitos graves no psiquismo, interessante lembrar que essas memorias podem ser acessadas a qualquer instante voluntariamente e que nossa memoria tem seu próprio mecanismo para ir direto a um determinado ponto sem a necessidade de andar pelo processo integral de uma aprendizagem, deixando assim coisas menos importantes para facilitar a rememoração, isso tudo em se tratando de memoria física alcançando o subconsciente na atualidade, mas procuremos não nos esquecer que sendo o perispírito o armazém geral de nossas experiencias a tudo podemos buscar quando necessário, ou simplesmente resgatar fatos traumáticos se assim não foram sanados. A esse respeito em O inconsciente psíquico temos ``Gravam-se, portanto, no perispírito as sensações, com uma certa durabilidade. Há que observar, contudo, que elas não permanecem no campo da consciência. Desaparecem, momentaneamente, para dar lugar a outras, e tornam-se, por assim dizer, inconscientes. A mesma coisa dá-se em relação a tudo que temos visto, lido e aprendido. Por conseguinte, desde o nascimento, nossa alma cria uma reserva imensa de sensações, volições, idéias, de vez que, como veremos, o mecanismo mediante o qual a alma atua sobre a matéria é igualmente mantido no invólucro fluídico.
                    Cada painel contemplado, cada leitura que fazemos, deixa em nós um traço. As idéias ligam-se e entrosam-se por lei de associação, que também prevalece para as sensações e percepções.
                    O território em que se escalonam esses materiais, copiosos e multifários, é o perispírito. É nele que coabitam essas aquisições todas, sem riscos de baralhamento. Delas poder-se-ia dizer que constituem a biblioteca de cada ser pensante.
                    É esse tesouro que denominamos o inconsciente.
                    Tem, portanto, o Espírito o seu armazém de ideias e sensações.
            Podemos compará-lo a um sábio, cujos conhecimentos estivessem escritos em livros separados, mas dispostos em ordem imutável e religando-se uns aos outros, ao mesmo tempo que representando, cada qual, uma fração de cérebro e de perispírito, por isso que um e outro são inseparáveis durante a encarnação. Quer o sábio estudar a física, por exemplo? Basta abrir – na figura da nossa comparação – o livro em que estiver inscrito o que reteve sobre essa ciência. Na realidade, o que ele faz é despertar, voluntariamente, os conhecimentos que em si jazem no estado passivo, isto é, sob a forma de ínfimos movimentos vibratórios. Faz com que voltem ao estado ativo ou, por outra, eles revertem do inconsciente ao consciente, por um aumento de vibratilidade perispiritual e, consequentemente, das células em que estão registrados´´

                    Bem amigos essa é uma pequena contribuição para reflexão sobre o assunto que de certa forma muito já foi estudado e com toda certeza muito já auxiliou pessoas a encontrarem suas motivações, como Kardec bem dizia não nos atiremos a critica sem observações dos resultados, estudemos nos coloquemos a disposição pratica sem reservas para melhor aferir os fatos e só depois crer ou não, porem não pelo simples dogma mas com extrema conscientização.

Ótimas reflexões e bom estudo a todos

Nenhum comentário: