Web Analytics

06/04/2013

Capitulo 4 Relação das variedades práticas do Sonambulismo Natural, retrocognição e precognição.



1°- Visões sonambúlicas – Ocorrem durante o sono que nada mais é do que um estado sonambúlico imperfeito.

2° - Dupla vista – Ocorrem no estado de vigília (acordado)

3° - Visões extáticas - em geral têm por objeto os seres e as coisas do mundo incorpóreo. Quando as visões têm por objeto os seres do mundo incorpóreo, poder-se-ia, aparentemente com alguma razão, qualificá-las de alucinação, porque nada lhes pode demonstrar a exatidão.

Kardec baseia-se em obras existentes representadas conforme a seguir nas Revistas Espiritas
``As sensações como, deslocamento dos sentidos, de insensibilidade total ou parcial do corpo, de exaltação da alma,. (revista Espirita 1858,apud, História de França, de Henri Martin, volume 6, página 143)´´

Também foram abordadas e metodicamente enfileiradas por Albert de rochas em (As Vidas Sucessivas) conforme relacionados abaixo.
Segundo Albert de Rochas a Letargia se divide em 5 estados:


Estado: vigília- Donde o sujet é atraído em sua atenção devido seu interesse seja consciente ou subconsciente, entra num estado de torpor vê  ao vivo e a cores aquilo que lhe chama a atenção e retorna , durante o processo ocorre exatamente como citado em O Livro dos Espíritos ,sempre havendo um estado de torpor dos sentidos.

Estado: sonambulismo. O sujet parece uma pessoa desperta gozando de todas as suas faculdades, no entanto é bastante sugestionável e apresenta o fenômeno da insensibilidade cutânea, que persiste em todos os estados seguintes. A memória é normal.

Estado: rapport. O sujet não percebe ninguém além do magnetizador e das pessoas que este coloca em relação com aquele, seja por um contato ou mesmo por um simples olhar. Apresenta sensação de bem-estar bastante pronunciada, diminuição da memória normal e da sugestibilidade. A sensibilidade começa a exteriorizar-se em uma camada paralela ao corpo e situada a cerca de trinta e cinco milímetros da pele (14). O sujet vê os eflúvios exteriores dos corpos organizados e dos cristais.

Estado: simpatia ao contato. A sensibilidade continua a exteriorizar-se e pode-se constatar uma segunda camada sensível a seis ou sete centímetros da primeira e de menor sensibilidade. O sujet experimenta as sensações do magnetizados quando este se coloca em contato com ele. A sensibilidade cutânea desaparece, assim como a memória dos fatos; elas não reaparecem nos estados seguintes, mas a memória da linguagem subsiste nesses estados, já que o sujet pode conversar com o magnetizado.

Estado: simpatia à distância. O sujet percebe todas as sensações do magnetizados, mesmo sem contato, desde que a distância não seja muito grande. Ele não mais vê os eflúvios exteriores dos corpos, mas vê os órgãos internos dos seres vivos. Não é mais sugestionável e perde totalmente a memória de sua vida; não conhece mais do que duas pessoas, o magnetizador e ele próprio, no entanto não sabe seus nomes.



Os estudos sistematizados de Albert de Rochas , trouxe a principio para o Espiritismo uma série de constatações importantes no assunto lembrança de vidas passadas , Kardec já havia abordado de forma excepcional a questão da REENCARNAÇÃO , mas de Rochas com sua autonomia cientifica nos revelou algo importante o reconhecimento dos gêneros de vidas passadas pois em todo seu livro não consta citações de reconhecimento de personalidades ou seja quem foi mãe , pai ,filho ,ou quem matou, estuprou, deserdou ,abandonou .Todas as pessoas tiveram reconhecimento de seus atos e com isso suas consequências obvias.

Atualmente devido ao charlatanismo do passado nosso meio esta impregnado de dogmatismos nas questões de quem pode ou não trabalhar ou fazer experimentos com a Regressão Terapêutica.

A grande questão é que independente da quantidade de conhecimento que se tenha sobre um assunto o mais importante é se ter discernimento para usá-lo quando necessário e não prevaricar com tais assuntos.

O grande tabu da atualidade é referente ao exercício da Hipnose ou a Regressão Terapêutica.

Alguns alegam veementemente que pessoas que leram meia duzia de livros são inaptas a exercerem o oficio terapêutico, eu por outro lado pergunto intimamente em qual faculdade se aborda o assunto com mais de um ou dois quando muito , livros sobre o assunto ? Se o estudioso ,observador for procurar as fontes sobre Hipnose e Regressão verificará que todos convergem sem sombras de duvida a Mesmer , Puysegur , Du Potet , Albert de Rochas , Rhine ,Richet ( se pesquisarem a respeito verificaram que os nomes citados estão praticamente em ordem cronológica ).Aqueles que não constam as fontes iniciais invariavelmente os suprimiram pelo EGO ou por querer vincular um poder sub reptício a uma determinada classe.

Alega-se falta de preparo ,mas pergunto novamente , preparo em que?

Psicólogos deveriam trabalhar com o aqui e agora , mas infelizmente muitos não falam a mesma língua por isso a existência dos dissidentes políticos que levaram a criação de vários órgãos como :
ABRAPSO,ABRAPE,APPT apenas alguns exemplos da necessidade do ser humano de se diferenciar por seu trabalho e ideologia. Ainda na questão Hipnose ou Regressão teríamos mais dissidências como :SBTVP - Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada,IBRAPE-TVP , ou a própria ABPR Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista.
Entidades criadas a partir de dissidências a principio e que mescladas com o Espiritualismo e a própria PSICANALISE ,passam a atuar no psiquismo visando o recordar das vidas passadas rompendo a questão materialista do aqui e agora , lembrando que entidades que trabalham com TVP alegam supostas vidas passadas quando o sujet apresenta cenas que não condizem com a atualidade.


Agora vem a grande e principal questão, quem esta apto a auxiliar de fato?
Temos médicos carniceiros, psicólogos e psiquiatras que deveriam estar internados por não terem conseguido nem lidar com seus próprios problemas antes de lidar com o dos outros Temos padres , bispos, pastores dirigentes Espiritas com as mais diversas desordens emocionais e morais .Temos ate mecânicos que acabam com nossos carros e pedreiros que deixam sequelas traumáticas em nossas reformas.

Afinal ao buscarmos orientação nos pautamos por diplomas certificados ou por conhecimento da capacidade do profissional de preferencia indicado e com horas e horas de experiencia?
_________________________________________________________________________________

Capitulo 5
Retornando a Leon Denis temos a seguinte analise no Cap.XIV -  As vidas sucessivas. Provas experimentais. Renovação da memória.

 Antes de adentrar o livro faço algumas reflexões.

O Espiritismo em seu inicio contava com a seguinte pergunta para afrontar a nova doutrina :
`` Se o homem já viveu por  que não se lembra de suas existências precedentes? ´´
Atualmente com as buscas diversas atentando as necessidades intimas de cada ser humano que chega até a Terapia de regressão , percebemos que , a fixação ainda esta conforme o interesse de dar um passo a frente e observar os fatos , que infelizmente não ocorre.
Então atualmente existem poucas perguntas e muitas afirmativas donde a principal é:

Regressão de Memória  não é terapia espirita. 
Partindo da premissa maior que a Doutrina Espirita não é e nem possui Núcleos Terapêuticos e que simplesmente traz a sociedade as noções do Evangelho e estudos sistematizados de Educação Mediúnica pois ali não se encontram Terapeutas formados em nenhuma área faço a seguinte pergunta. O que é Terapêutica Espirita?

-Evangelho terapia ? ( palestras , leituras em curso ) Não pois o evangelho é pregado em todas religiões e doutrinas serias.
-Fluido terapia ? ( água cedida na sala de passe , ou o passe propriamente dito com a imposição das mãos) Também não por que Kardec não aponta água ou o termo ``passes´´ nas obras básicas,mas atentem para ( Kardec,A Gênese,AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FLUIDOS)
Diga-se de passagem métodos utilizados pelos magnetizadores 50 anos antes de Kardec no mínimo e introduzidos formalmente no Brasil após estudos de Edgar Armond.
-Voluntario terapia ? ( trabalhos diversos na área administrativa , manutenção ,cozinha etc. )
-Exercício da mediunidade ? ( não esse não é mesmo pois atende aos Espíritos nas mediúnicas , ao menos é assim que deveria tocar o bonde )
-Atendimento Fraterno ? ( com mediunidade? ..... sem mediunidade? ...... com curiosidade? ....... Mesmo direcionando para palestras ou mandando os nomes para desobsessão ainda que isso seja louvável reuniões mediúnicas atingem apenas os obsessores , pois encarnado só muda se deseja de fato )

Feita as reflexões voltemos a Leon Denis.

No capitulo referido Denis trata das constatações das existências pretéritas da alma e enfatiza em seu inicio ``(Nas páginas precedentes expusemos as razões lógicas que militam em prol da doutrina das vidas sucessivas. Consagraremos o presente capítulo e os seguintes a refutar as objeções dos seus contraditores e entraremos no campo das provas científicas que, todos os dias, vêm consolidá-la.)´´. objetivo maior é atentar as praticas existentes e que deixam claro as variadas possibilidades de terapêutica existentes mediante a pratica da regressão de memoria dentro do espiritismo.

Enfatiza a relação do esquecimento do passado como sendo fisiológico `` nova vida com novo organismo principalmente cérebro novo ( virgem sem impressões) , acha-se impossibilitado de exprimir ideias preconcebidas ou organizar lembranças inexistentes pois estão em arquivos ocultos ( subconsciente ) e o único indicio das vidas precedentes são os traços característicos da personalidade, como facilidade em exercer esse ou aquele oficio , qualidades ou defeitos inatos demonstrados no percurso da vida.Todos os fatos das vidas precedentes ficam velados em estado de vigília.

Cita Charles Richet em discurso realizado em 6 de Fevereiro de 1905 ("A memória é uma faculdade implacável de nossa inteligência, porque nenhuma de nossas percepções jamais é esquecida. Logo que um fato nos impressionou os sentidos, fixa-se irrevogavelmente na memória. Pouco importa que tenhamos conservado a consciência desta recordação: ela existe, é indelével.").
Atenção para ``a memória´´  e não cérebro , e também ``nossas percepções jamais são esquecidas´´
Mais adiante Denis acrescenta (``O despertar da memória não é mais do que um efeito de vibração produzido pela ação da vontade nas células do cérebro. Para fazermos reviver as lembranças anteriores ao nascimento, é necessário tornemos a pôr-nos em harmonia de vibrações com o estado dinâmico em que nos achávamos na época em que houve a percepção. Não existindo já os cérebros que registraram essas percepções, é preciso procurá-las na consciência profunda; mas, esta se conserva calada enquanto o Espírito está encerrado na carne. Para recuperar a plenitude das suas vibrações e reaver o fio das lembranças em si ocultas, é necessário que ele saia e se separe do corpo; então percebe o passado e pode reconstituí-lo nos menores fatos. É isso o que se dá nos fenômenos do sonambulismo e do transe.) Com relação a ação da vontade nas células do cérebro ,além do sonambulismo natural que leva o sensitivo a auto recordação e possíveis invasões ,temos também as incursões anímicas que por vezes afloram traumas do passado , um bom comparativo esta em (O Livro dos Espíritos, Sensações e Percepções dos Espíritos)   ( tratarei de invasões no momento o ato de um sensitivo adentrar o campo psíquico de outrem passando informações distorcidas segundo sua realidade e não a da pessoa invadida , esse ato ocorre muito com os psicômetras ).
Mais adiante Denis...

Nenhum comentário: