Web Analytics

07/04/2013

Existem Paradigmas no Espiritismo?

Essa pagina tem como principal objetivo esclarecer o publico da necessidade do estudo, do averiguar o que é dito pelos adeptos do Espiritismo, a doutrina não tolhe, porem cabe ao Espirita praticante buscar a prática consciente, estudo e consequentemente a reforma moral, deixando por si mesmos aos criadores e ou continuadores de conceitos arraigados de particularidades.
               Um paradigma na sua proposta mais simplista seria a criação de um processo padrão a ser seguido como correto no meio em que se labora cientificamente ou socialmente,afunilando ainda mais seria o preparar alguém ou um grupo para que atuem posteriormente no meio de formação.Quando tomamos a postura de criar normas estamos visivelmente estabelecendo linhas separatórias baseadas numa suposta condição moral ou emocional das pessoas que lidamos no dia a dia seja em qualquer área de atuação, então adotar um paradigma, em alguns casos seria questionar a natureza alheia e ao questionarmos a natureza alheia nos colocaríamos num patamar inexistente de superioridade limitando e condicionando irrevogavelmente a natureza segundo um ponto de vista intrínseco, restrito a mera opinião pautada exclusivamente no aprendizado Mítico ou no personalismo.
                Como estamos falando de Paradigmas no Espiritismo e seu corpo doutrinário seria de bom tom separar em dois termos bem específicos o uso da palavra natureza: Natureza cientifica e Natureza humana no contexto da analise.

                Como natureza cientifica possuímos organizado em O Livro dos Médiuns as possibilidades de interação com o plano espiritual, preparação de médiuns, valores culturais e morais, utilidade da mediunidade valores bem explícitos no livro referido.
               Como natureza humana, saindo de O Livro dos Médiuns e partindo para uma filosofia particular temos a opinião, algumas pessoas nesse momento da leitura irão retrucar mentalmente``... como assim? e o Evangelho, o Livro dos Espíritos não são também fontes fecundas de conhecimento?...´´
              Sim são de fato fonte fecundas de conhecimento, porem um conhecimento filosófico ético/moral que sugerem diretrizes sólidas mas como todo material de aprendizagem é lido e exposto segundo um ponto de vista mui particular, e apesar de esse fato ser negado quando se toca no assunto pois ainda vincula impregnada no ser humano a milenar proposta do poder ortodoxo atribuído infelizmente ao cristianismo quando na realidade é um problema intimo do EGO humano e as vicissitudes carregadas unilateralmente encarnação após encarnação.

               Desta forma quando são criados modelos a serem seguidos é necessário avaliar todo um contexto de grupo partindo é claro das suposições por não possuirmos poder e nem conhecimento sobre as motivações ou necessidades, partindo destas premissas direciono esta pagina ao aprendizado participativo sobre métodos criados em casas espiritas e sua validação doutrinaria.

                Os assuntos tratados não terão necessariamente uma ordem cronológica, serão tratados conforme forem aparecendo questionamentos a respeito, assim conto com a colaboração de todos expondo suas duvidas de forma que possamos aprender sempre juntos.

Nenhum comentário: