Web Analytics

13/11/2013

A Doutrina Espírita tem uma opinião sobre a homossexualidade?

                    Pois é, finalmente resolvi expor minha visão ``doutrinária´´ sobre a homossexualidade, se é que há essa visão. No geral vejo, ouço, leio artigos de variados autores e expositores a respeito e tenho encontrado muito apelo emocional no sentido de que nosso comportamento social muitas vezes não esta adequado aos conceitos Espiritas, o que de verdade acho licito, porem quero refletir sobre qual é a visão do Espiritismo sobre a homossexualidade, e é isso que vamos fazer.
                    É claro que em tudo colocamos determinado peso condizente com nossa individualidade e farei o possivel para minimizar o quanto esse aspecto.
                    Para iniciar vamos conceituar determinados termos:

HOMOSSEXUALIDADE -(grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser — humano ou não — que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre pessoas do mesmo sexo"; "o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.
 http://www.dicionarioinformal.com.br/homossexualidade/

HOMOAFETIVIDADE - Relação de afetividade entre homossexuais, visto que o afeto é o fator mais relevante na atração que uma pessoa sente pelo mesmo sexo. Portanto, não se trata apenas de uma relação de cunho sexual, mas um vínculo criado pela afetividade, pelo carinho e pelo amor.
http://www.dicionarioinformal.com.br/homoafetividade/

                    Como falar de um algo? Difícil tarefa, porem se faz necessário fazer certas reflexões.

                    O que a Doutrina Espirita tem haver com o querer explicar a homossexualidade? Pois todas as vezes que ouço alguem falar sobre o assunto vejo dois pontos especificos serem abordados:

1° Trabalhar expositivamente com o senso `` que deveria ser comum ´´, que a humanidade esta a cada dia tentando ser menos ignorante e mais apta a acatar as leis da sociedade, tanto as constantes em O Livro dos Espiritos, como as leis sociais que crescem como tudo na humanidade em blocos necessários e de acordo com o momento que pode ser de explosão de culturas, e diga-se de passagem, tais explosões culturais ocorrem apenas por que o espirito possui sua individualidade que age com muito mais vigor na personalidade adota nesta encarnação, se posso arriscar um exemplo poderia citar o machismo extremado em contraposição a homossexualidade ( já que este é o foco ). Sendo assim como Espiritas e não ``espiritas´´ deveriamos atentar melhor as obras básicas.

2° Apelar para inferências doutrinárias numa tentativa de amenizar aquilo que pode ser uma afecção da alma em beneficio de sua própria imagem, ou talvez e assim espero que seja a maioria, criar situações confortaveis sem reflexões maiores sobre o assunto. Assim criar hipoteses de cunho pessoal ( e estas são as que mais pegam, pois, espiritas adoram conversas que os diexem confortaveis ) é uma via de mão dupla, que não tras esclarecimento doutrinário alem da margem, e nós sabemos que margens são confortaveis, são rasas.

                    Ouço exemplos e vou tentar expo-los aqui:

A homossexualidade é uma provação ( ai entram com várias possibilidades )

a) O homossexual pode ter sido um camarada muito machista, pegador, vilão desrespeitador, e agora reencarnou como mulher para sofrer na pele a fragilidade do corpo composto, formado com caracteristicas que só a Deus cabe especular ou explicações, desta forma por ter uma caracteristica ( individualidade ) agressiva e machista vendo-se com polaridade sexual invertida não à aceitando toma como natural seu ``psiquismo´´ agressivo ( essa eu tive que destacar para reflexão ). Isso falando de ambos os sexos tanto homem como mulher, acho que não preciso reescrever o oposto certo?

b) O homossexual pode ser aquele espirito que reencarnou mais vezes como homem ou mais vezes como mulher e ainda não atingiu o equilibrio pois seu psiquismo esta acostumado a mentalidade do homem ou da mulher seja qual for o caso.

c) O homossexual pode ser aquele espirito que gloriosamente resolve se encarnar numa familia onde um ou mais membros são averssivos a homossexualidade para através do amor reverter esse pensamento tão particular do SER  ( essa eu também tive de grifar ).

                    Enfim, qualquer justificativa que um espirita ou casas espiritas tentem dar a algo que condiz unicamente a individualidade do Espirito, é antes de tudo prevaricar com o campo doutrinário.
                    Falar dos conceitos morais do Espirita em respeitar a individualidade de alguem é muito mais amplo, afinal como espiritas entendemos que todo processo de reencarnação vem junto com um pacote de responsabilidades a serem cumpridas como homens ou mulheres, se estudarmos a fundo vamos relembrar que na erraticidade o espirito analisa suas existências de forma a escolher ( quando possivel ) ou compreender a necessidade de reencarnar num ou noutro vaso fisico.
                    Vamos então então refletir sobre alguns possiveis pontos de abordagem que ou são mal interpretados ou são passados pela metade com inferencias pessoais que julgo serem mais dadas ao sofisma do que ignorância.

SEXOS NOS ESPÍRITOS-O LIVRO DOS ESPIRITOS.

200. Têm sexos os Espíritos?
“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”


Não ter sexo materialmente falando, não dá direito a nenhum expositor dizer que o Espirito é bissexual por natureza e na sequência fica claro que o tal psiquismo feminino ou masculino alegado em certas afirmações passa longe dos sentimentos concordantes em relação a fraternidade, pois quando insistimos em nossas tendencias ou vontades expomos de fato o nivel de compreensão ou aceitação da nova proposta reencarnatória.

201. Em nova existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?
“Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.”

O problema com essa questão, quando tentam falar algo, é a carga dos próprios desejos que podem estar por trás e não estou falando de ser homossexual estou falando da necessidade de se firmar uma ideia a todo custo. O que falar sobre essa resposta afirmativa? Nada alem do que esta ali.

202. Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?
“Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar.”
Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem
os homens.


                    Essa resposta é bem interessante pois da abertura a retornar as questões iniciais `` a, b, c ´´ e é aqui que gostaria de chegar e para isso vamos retomar as tres questões numa unica reflexão.

                    Se você reencarnado luta contra sua individualidade vai perceber que sua personalidade atual, aquela que quer se rebelar esta tentando engolir um compromisso assumido na erraticidade para reformular erros infligidos a outras pessoas no pretérito. Pois se fosse para prevalecer a vontade apenas o espirito não passaria tanto tempo em instituições de recuperação psiquica, reformulando suas bases morais, departamentos reencarnátorios poderiam ser desativados pela espiritualidade superior, aliás seria mais fácil deixar por conta daquilo que chamamos espiritualidade inferior, ou talvez para equilibrar as possibilidades de ambas poderiam recontratar a cegonha, assim ela apenas pegaria a turminha e despejaria na terra Como Pilatos não haveria preocupações.
                    Lembrem, ao reencarnar o Espirito carrega consigo o compromisso de restauração pequenos compromissos diga-se de passagem, se reveste do corpo apropriado para isso, homem ou mulher, forte ou fraco, saudavel ou doente, feio ou bonito ( se podemos atribuir esse senso de valor ao ser humano ), inteligênte ou mediocre, amavel ou agressivo, egoista ou caritativo, malêdicente ou apaziguador e por ai vai...

                    SOBRE A REGRESSÃO DE MEMÓRIA E A POSSIBILIDADE DA CURA DE TRAUMAS 
                     Há algum tempo atrás auxiliando uma pessoa a entender seu processo psiquico sobre a homossexualidade através da regressão de Memória, seu guia espiritual lhe apresentou algumas histórias para reflexão tanto da pessoa como as minhas próprias, histórias estas que ocorreram no passado e se entrelaçavam no presente como processo obsessivo.
                    Essa pessoa passou por situações pretéritas, dificeis como abuso sexual na infância, Suposto casamento imposto pela família ou até mesmo pode ter sido vendida como escrava sexual ou ingenuamente ter sido dada a soberanos da época com o ideal de boa formação cultural ou mesmo ter sido vendida por familiares a troco de melhorar a vida de si mesmos ( tudo isso são possibilidades pois regressões não mostram além do que é necessário para teu entendimento )
                    Aliado a tudo isso, ainda havia outros relacionamentos de amizades possessivas anteriores que se transformaram tanto em amor como ódio, donde dois espiritos compromissados em grupo se acercavam da pessoa a induzindo a hossexualidade, para adiar seu processo reencarnatorio junto a essa pessoa novamente.

                    Agora a reflexão que cabe a todos, nossos traumas e ou desejos podem ser curados pela psicologia ou ampliados de acordo com os modismos instaurados por defensores da própria personalidade?

                    Só para finalizar, a Doutrina Espirita em suas leis morais que são muito abrangentes, nos leva a ser preconizadores do respeito, de ampliar a justiça social, mas não significa que podemos dizer como ouvi `` Deixa eu ser feliz ´´, por que para mentes transtornadas por algum trauma a sensação de felicidade pode simplesmente ser um processo de fuga.

                    E mais, posso ser feliz matando, extorquindo, sexualizando a tudo e todos, entre tantas outras afecções de nossa alma.


Saudade de Herculano Pires.


Nenhum comentário: